Documentação

Documentação de Suporte

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Sendo constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, a intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.

Atualmente, há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre eles, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque.

Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino aprendizagem ocorram por meio não apenas da interatividade, mas, principalmente, pela interação, ou seja, privilegiando a construção/reconstrução do conhecimento, a autoria, a produção do conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno.1 A Faculdade Integrada Carajás - FIC escolheu como AVA a plataforma Moodle

O QUE É MOODLE?

MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local.

Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte aos cursos na modalidade a distância da Faculdade Integrada Carajás - FIC.

ACESSO INICIAL

O aluno da FIC terá acesso ao AVA após ter formalizado seu vínculo acadêmico com a instituição, por ato de matrícula, no qual receberá seu no de Registro Acadêmico (RA), que será usado como Login.

No AVA, em seu primeiro acesso, o aluno irá informar o no de matrícula e uma senha padrão, que será redirecionado para alteração de senha.

O AVA da FIC pode ser acessado através do link: https://fic.noava.com.br - ou através da página inicial do site institucional.

Nos campos Nome de Identificação de usuário e Senha é que o aluno deve inserir suas informações de acesso ao AVA.

DICA! É importante memorizar as credenciais, uma vez que será a chave de acesso para entrar no ambiente do curso.

No momento em que estiver já logado, é apresentada a lista das disciplinas aos quais o aluno está vinculado. Basta clicar no nome do curso desejado para acessá-lo.

O cadastro do aluno no AVA é realizado pelo Núcleo de Educação à Distância - NEaD após a confirmação da matrícula e enviado por e-mail as credenciais de acesso juntamente com as instruções para realizar o primeiro acesso e também informações básicas sobre o AVA, incluindo esse Manual.

O Acesso é realizado por qualquer dispositivo que contenha acesso à internet com banda de 1Mb por dispositivo e um navegador de internet, sendo sugerido pela IES a utilização do Google Chrome para Desktops, Notebooks e Smartphones com o Sistema Operacional Android, já nos dispositivos Apple (iPhone, iMac, iPad, etc.) utilize o Navegador Safari. Ressalta-se que o AVA é responsivo, sendo assim o mesmo se adaptará de acordo com o dispositivo utilizado, para uma melhor experiência do aluno.

PÁGINA INICIAL

Para que tenha acesso ao AVA, o aluno deverá realizar o acesso conforme informado no item 1, que, após inseridas as credenciais para acesso, o aluno será direcionado para Página Inicial.

Na página inicial do AVA, o aluno terá acesso aos Cursos/Disciplinas que estiver matriculado no período, sendo localizado na lateral esquerda.

No lado esquerdo da tela, o aluno terá acesso ao menu inicial, que dispõe:

 ✓ Página Inicial

✓ Calendário

✓ Painel

 ✓ Minhas disciplinas

No centro da Página Inicial, estão relacionadas as disciplinas, no campo Minhas Disciplinas, sendo nesse local uma das várias formas de acessar a disciplina desejada.

Na parte superior aparecerá o nome do aluno, a imagem do perfil, o idioma desejado, os ícones de notificações e o Balão do Chat.

No chat, além de interagir com professores, tutores e coordenador de curso, o aluno ainda poderá:

✓ Buscar mensagens;

✓ Procurar usuários através do menu "Contatos";

✓ Procurar os usuários das disciplinas que esteja matriculado;

✓ Excluir mensagens através do botão "Editar";

✓ Verificar se determinado usuário está online.

OBSERVAÇÃO: A comunicação é privada porque apenas emissor e destinatário terão acesso ao conteúdo da mensagem.

Na Notificação o aluno será informado sobre qualquer interação dos professores, tutores e coordenador, que seja a ele destinado.

EM TEMPO! Em todos os Projetos Pedagógicos de Cursos da Fic, há previsão da disciplina Introdução a EaD .

ALTERANDO O PERFIL

Para realizar alterações no Perfil, o aluno deve clicar no nome e ou imagem do aluno, posteriormente clique em Perfil.

Após clicar na opção Perfil, o aluno será redirecionado para o perfil, local onde o mesmo encontrará vários atalhos, como acesso a discussões de fóruns, acesso à visão geral de notas, visualização das disciplinas que o mesmo está inscrito, atividades de login e a opção de Modificar perfil, para realizar a personalização do perfil selecione é necessário selecionar essa opção.

SALA VIRTUAL

A Sala Virtual é o local onde o aluno encontra todas as ferramentas e atividades para que consiga realizar o processo de aprendizagem, todos os itens ali dispostos tem como objetivo a facilitação das atividades didático-pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem apoiado por tecnologias. Trata-se de um espaço no qual centraliza uma série de ferramentas para uso dessas atividades, com possibilidades diversas de exposição de conteúdos, formatos variados de práticas de ensino, recursos tecnológicos (chats, fóruns, chat, etc.) e possibilidades de avaliação.

Pensando na EaD como um processo de ensino e de aprendizagem no qual professor e aluno estão separados em termos de localização e de tempo, e a mediação ocorre com a utilização de tecnologias e métodos adequados a essa modalidade de educação, as Salas Virtuais se tornam um elemento estruturante dela.

TOME NOTA! A sala de aula virtual é o espaço composto de alunos, professores, tutores, recursos, atividades, blocos, fóruns de discussão, bate papo, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem.

A FIC elegeu o formato de disposição de conteúdo em UNIDADE, sendo que os conteúdos previstos no Plano de Ensino serão distribuídos proporcionalmente entre as Unidades. 

A organização da Sala Virtual foi estruturada para melhor experiência do discente, professor e tutor, seguindo o seguinte modelo:

 

✓ Avisos

✓ Aulas ao Vivo

✓ Material de Apoio

✓ Conteúdo Disciplinar

✓ Avaliações

FIQUE ATENTO! As Unidades poderão sofrer alteração, mediante aviso prévio.

 

AVISOS

Espaço dedicado aos avisos oficias da instituição, do coordenador, professor ou tutor, ou seja, é o local dos informativos referente a disciplina ou período que o aluno esteja matriculado.

AULAS AO VIVO

Em destaque fica a imagem vinculada à plataforma de aulas ao vivo, o BigBlueButton, ao clicar é redirecionado para acessar as aulas ao vivo, com intuito de criar um maior vínculo do discente com a faculdade, a plataforma de aulas ao vivo foi denominada de Aula Ao Vivo, criando assim uma identidade visual que aproxime o discente da faculdade.

MATERIAL DE APOIO

Além de ter acesso aos conteúdos da Minha Biblioteca, do qual oferece as Bibliografias Básicas e Complementares da disciplina, os alunos terão acessos a conteúdos inseridos pelo professor, os chamados Materiais de Apoio.

CONTEÚDO DA DISCIPLINA

O Conteúdo da Disciplina é o local onde estão inseridos todos os conteúdos da disciplina, previsto no Plano de Ensino.

AVALIAÇÕES

Existem diversos tipos de atividades no Moodle, mas que basicamente se dividem em dois tipos, as INDIVIDUAIS e as COLETIVAS. Elas disponibilizam funcionalidades para interação e interatividade entre os estudantes, e destes com o professor.

As atividades requerem a sua participação, seja enviando um arquivo, participando de uma discussão no fórum, respondendo a um questionário, enfim, interagindo com o ambiente. Através delas é possível também que o professor atribua nota e feedback nestas participações.

Provas, discussões, trabalhos, apresentações e diversas outras formas de interação/avaliação podem ser implementadas no AVA da FIC usando as mais variadas atividades, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso.

A FIC elegeu os meios de atividades seguintes:

✓ Fórum

✓ Exercícios por Unidade (Será que Aprendi)

ATENÇÃO! Outras situações que poderão ser adotadas pela FAVILI como forma de atividades.

FÓRUM

Os FÓRUNS são espaços de reflexão sobre um determinado conteúdo. Por ser uma atividade coletiva, os posts ficam disponíveis para todos os estudantes, tornando o fórum uma poderosa ferramenta de interação entre os participantes.

Os estudantes podem assinar o fórum para receber por e-mail as notificações de novos posts, o que o torna uma importante ferramenta para envio de notícias e avisos aos usuários assinantes daquele fórum.

Outra característica importante do fórum é que ele pode ser avaliado, dessa forma o professor pode atribuir notas aos posts feitos pelos estudantes. Pela versatilidade, o fórum pode ser usado com diversas finalidades, por exemplo:

✓ Espaço para que os estudantes possam se apresentar uns aos outros;

✓ Divulgações de avisos e notícias sobre a disciplina;

✓ Espaço para que os estudantes tirem dúvidas sobre determinados tópicos da disciplina;

✓ Espaço para continuar alguma discussão iniciada em sala de aula;

Na FIC, os fóruns serão usados das seguintes formas:

✓ FÓRUM 1: de única discussão simples para discussões curtas com tempo limitado que abordam um único tema ou assunto. Este fórum será bastante produtivo para manter os alunos focados nas unidades da disciplina.

✓ FÓRUM 2: fórum P e R (Pergunta e Resposta) será uma avaliação para que professor/tutor abra um debate com uma pergunta para ser respondida pelos alunos. Por padrão, esse fórum ocultará as respostas de outros alunos até que se responda à pergunta. Após a postagem inicial os alunos poderão ver e comentar as respostas de outros alunos. Esse recurso garante igual e oportunidade aos alunos e encoraja o raciocínio independente.

SERÁ QUE APRENDI

Será que Aprendi é uma avaliação realizada na plataforma de ensino e aprendizagem (Moodle), que será realizada preferencialmente nos modos de "escrita online", exclusivo para envio de textos simples, ou "envio de arquivo único", mais adequado a envio de tabelas, gráficos, imagens, PDFS, PPTS, entre outros. As notas ficaram disponíveis para conhecimento do aluno e o professor/tutor pode exportar os resultados para planilha Excel. Um aluno não poderá ver a tarefa do outro.

FIQUE ATENTO! As datas de abertura e encerramento, tanto dos fóruns quanto do Será que Aprendi, são configurações feitas pelo professor da disciplina.

COMPOSIÇÃO DE NOTA

Conforme previsto no Regimento Interno na Instituição, a composição de notas seguirá da seguinte forma:

MÉDIA PARCIAL: AVI + SERÁ QUE APRENDI + FÓRUM 1 + FÓRUM 2 + AVII = MP

AV1: AVALIAÇÃO VIRTUAL, que será aplicada ao final de cada disciplina conforme calendário acadêmico, incluindo todo conteúdo aplicado na disciplina, contendo 100% de questões objetivas, valendo (6 pontos);

SERÁ QUE APRENDI: avaliação realizada na plataforma de ensino e aprendizagem (Moodle), que será realizada preferencialmente nos modos de "escrita online", valendo (2 pontos);

FÓRUM 1: discussão única simples para discussões curtas o com tempo limitado que abordam um único tema ou assunto, valendo (1 ponto).

FÓRUM 2: fórum P e R (Pergunta e Resposta) será uma avaliação para que professor/tutor abra um debate com uma pergunta para ser respondida pelos alunos, valendo (1 pontos).

AVII: AVALIAÇÃO PRESENCIAL, que será aplicada conforme estabelecido em calendário acadêmico, o aluno deverá realizar o agendamento da AVII no AVA, conforme estabelecido no calendário acadêmico. A avaliação contém 100% de questões objetivas, valendo (10 pontos).

IMPORTANTE:

Se na somatória das Avaliações, o aluno obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos na MF estará aprovado na disciplina, ficando dispensado da AVIII.

Caso não consiga atingir a MF de 7,0 (sete) pontos, o aluno poderá fazer o Exame Final (AVIII).

ATENÇÃO! A data correspondente a AVI, AVII e AVIII, seguirá a semana de provas institucional, divulgado à Comunidade Acadêmica no inicio de cada período letivo.

Conforme previsto no Regimento Interno na FIC, para que o aluno seja aprovado na disciplina, o mesmo precisa cumprir o mínimo 75% (setenta e cinco por cento).

BIBLIOTECA FÍSICA

A FIC dispõe de BIBLIOTECA FÍSICA bem dimensionada, ampla, com espaços e computadores para pesquisa, consulta ao acervo online, espaço para estudos grupos, espaços para estudos individuais, espaço com acessibilidade que possui computador com programas DOSVOX, NVDA, VLIBRAS e espaço para cadeirantes.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Também obrigatória a utilização de bibliotecas virtuais para os cursos à distância, a MINHA BIBLIOTECA é a nossa biblioteca virtual, trata-se de um Plataforma/Site, cujo conteúdo é composto por livros digitalizados, os conhecidos e-books, aplicáveis aos cursos da EaD oferecidos pela FIC Esses e-books estão previstos na bibliografia do curso também.

A MINHA BIBLIOTECA possui mais de 3 mil títulos com acesso on-line. O acesso poderá será ser feita através do site institucional da FIC ou do próprio AVA. Em ambos os casos, o aluno será direcionado para o site, onde precisará fazer Login para ter acesso aos e-books.

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade Integrada Carajás - FIC foi desenvolvido com muito apreço pela experiência dos usuários, seguindo a lógica de que a Educação a Distância faz com que o discente se torne o protagonista do seu desenvolvimento, sendo assim unificamos tecnologia com as características pedagógicas necessárias para o melhor desenvolvimento dos discentes, e, buscando deixa-lo mais intuitivo o manuseio por parte dos docentes, pois os mesmos são responsáveis pela escolha e desenvolvimento do conteúdo que compõem o AVA da FIC.

 

1 SILVA, Robson Santos da. Moodle Para Gestores, Autores e Tutores. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2016.